Reflexões de uma manhã de inverno - Teste rápido de HIV
Olá essa é minha estreia no Papo de Elevador, mas o que se fala no elevador? Tudo (risos). Tudo o que nos interessa, que faz bem e auxilia em nosso desenvolvimento humano.
Escrevo em outros lugares, porém aqui quero falar como se estivéssemos mesmo em um elevador um pouco rápido, mas o suficiente para agregar algum valor a quem ler. Quero ficar livre para me comunicar com você de maneira simples e já digo de antemão que empoderamento feminino, autoestima e ações sociais são assuntos que me fascinam e volta e meia estarão por aqui.
Começo então com uma reflexão minha quando me encontrava no centro da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Reclamamos de muitas coisas, ou seja, falar de coisas que nos incomodam ou apontar os vários erros que acontecem é tarefa que qualquer um pode fazer sem o mínimo esforço, mas conseguir visualizar as coisas que estão dando certo ainda é tarefa para poucos.
Nessa manhã de inverno, na qual, estou na praça no centro desta cidade num dia de sol, ao som de uma banda agradável tocando aquela música “Simples desejo” ocorria naquele local um dia de ações efetivas da prefeitura no combate ao HIV onde as pessoas tinham a oportunidade de realizar testes que servem para o diagnóstico da infecção pelo HIV e a detecção da sífilis e hepatite.
O animador do evento vestido de cupido informava que o estado do Rio Grande do Sul é o campeão em casos de HIV e afirmava que uma das razões para isto, é o fato de não se falar sobre o assunto. Penso que muitas coisas ainda são consideradas tabus na sociedade e a nossa hipocrisia de falar uma coisa e pensar outra ainda vai nos dar muito trabalho.
Precisamos falar sim; sobre sexo, doenças sexualmente transmissíveis, relacionamentos, ou melhor, sejamos mais verdadeiros conosco e com as pessoas ao nosso redor, se você não está gostando fale, se não se sente a vontade com esse ou aquele tipo de carinho deixe explícito para o parceiro lembrando que o autoconhecimento é fundamental para esclarecer o que nos faz bem ou não com relação a tudo na vida.
Que possamos apoiar as boas iniciativas de todos e também do governo para trazer esclarecimentos que sirvam de luz às trevas da nossa ignorância. Precisamos adquirir e treinar o respeito ao emitirmos nossa opinião e cuidar para não emitirmos julgamentos.
Há muito aprendizado em cada momento do dia e a principal aquisição daquele dia foi descobrir que a tecnologia atualmente permite o diagnóstico de infecção de HIV e sífilis, por exemplo, através de um teste rápido.
Enfim a vida está sempre renovando as oportunidades de aprendermos. Acredito no empoderamento do ser humano, em especial das mulheres, e pelos meus estudos empoderar alguém passa pela premissa de levar ao indivíduo conhecimento que possibilita a mudança de atitude através de novas ações.
Abraços
Karen Regina Elias
É técnica em eletrotécnica, graduanda em Administração pela Unisinos e apaixonada por psicologia e assuntos que abordam o desenvolvimento do potencial humano. Descobriu-se escritora recentemente e desde lá tudo é motivo para se inspirar! Adora escrever sobre suas experiências de vida e pesquisar assuntos interessantes para seus escritos. Acredita profundamente em nosso poder de transformação e que as escolhas que fizemos determinam grande parte de nossas vidas e principalmente em dias melhores!