No poo e low poo.
Oi gente!
Vocês já ouviram falar em no poo e low poo?
Eu não conhecia até a cabeleireira Cláudia Francisca me falar sobre elas. Achei interessante e fui pesquisar mais. Vem ler o que descobri!
Eu era dessas pessoas que pensa que quanto mais espuma melhor na hora de lavar os cabelos, mas o resultado não ficava legal e não entendia o motivo. Agora tudo mudou! hhehehe
Bom! Vamos começar diferenciando uma técnica da outra:
A nomenclatura "poo" provém de "shampoo". "No" quer dizer "não" e "low" quer dizer "pouco". Traduzindo, o significado seria algo como "sem shampoo" e "pouco shampoo". Segundo o site lowenopoo.com, no poo é uma técnica ou rotina capilar que exclui o uso de shampoos, derivados de petróleo e silicones insolúveis, nela a limpeza dos fios é feita com o co-wash, ou seja, feita com condicionadores leves e livres de petrolatos e silicones de qualquer tipo, já o low poo exclui shampoos com sulfatos e derivados de petróleo.
As técnicas podem ser usadas tanto para cabelos oleosos quanto para normais e secos. Mas é preciso salientar que existe uma fase de adaptação e que alguns produtos são mais eficazes e apropriados para o cabelo oleoso, por exemplo o uso de extratos glicólicos associados a massagens capilares que auxiliam na redução deste excesso, assim como óleos essenciais e vegetais. Já para cabelos secos, o lowenopoo.com indica, invistir em processos de higienização como o co-wash e seguir com hidratações semanais, evitar o uso constante de shampoos até mesmo os sulfate free.
Os shampoos comuns, aqueles que contém Lauryl Sulfate, Sodium Laureth Sulfate, por exemplo, e que fazem muita espuma, além da sugeira removem também os lipídios naturais do cabelo e do couro cabeludo, responsáveis pela sedosidade e pela proteção capilar.
Eu testei os produtos da Deva Curl, a primeira marca a trabalhar esses conceitos, no salão e amei o resultado. Estou esperado meus produtos chegarem e aí vou falar mais adiante sobre minha experiência em casa. Espero ter boas notícias para contar.
Bjbj