top of page
aCOMPANHE NAS
REDES SOCIAIS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
TAGS
Nenhum tag.

Fashion Revolution: Quem fez minhas roupas?

De hoje até 24 de abril será celebrado o terceiro Fashion Revolution em mais de 80 países . Aqui em Porto Alegre a programação está imperdível!


O Fashion Revolution Day é um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável, ativistas, imprensa e acadêmicos que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013 deixando mais de 1.133 mortos e 2.500 feridos. A campanha surgiu com os objetivos de: aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo; mostrar ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável; criar conexões e trabalhar rumo à mudanças de longo prazo, exigindo transparência na indústria e nos negócios.


A moda é uma força a ser considerada. Ela inspira, provoca, conduz e cativa. O Fashion Revolution Day quer ajudar a tornar a moda uma força para o bem. A fundadora do movimento e pioneira em moda fair trade (comércio justo), Carry Somers diz: “Eu vi que o desastre do Rana Plaza poderia atuar como um catalisador, espalhando a conscientização em prol da moda ética/sustentável e fornecendo uma janela para fazer a mudança real. O Fashion Revolution Day representa uma excelente oportunidade para reconectar os amantes da moda com as pessoas que fizeram suas roupas”.


“O Fashion Revolution Day promete ser uma das poucas campanhas verdadeiramente globais a surgir neste século”, diz Lola Young, criadora do Grupo Parlamentar de Todos os Partidos sobre Ética e Sustentabilidade na Moda no Reino Unido.


A co-fundadora do movimento, Orsola de Castro, completa: “Com um simples gesto de vestir sua roupa do avesso, nós queremos que você pergunte: ‘Quem Fez Minhas Roupas?’. Essa ação irá incentivar as pessoas a imaginarem o “fio condutor” do vestuário, passando pelo costureiro até chegar no agricultor que cultivou o algodão que dá origem aos tecidos. Esperamos que o Fashion Revolution Day inicie um processo de descoberta, aumentando a conscientização sobre o fato de que a compra é apenas o último passo de uma longa jornada que envolve centenas de pessoas, realçando a força de trabalho invisível por trás das roupas que vestimos”.

Fonte: http://fashionrevolution.org/country/brazil/


PROGRAMAÇÂO PORTO ALEGRE:

16/04 – SÁBADO – 14h às 17h – Moda na comunidade Organização: Moda Unisinos + Colibrii + Desperta – Moda para mudança+ Nós – Moda na Escola Local: Alvo Cultural – Ponto de Cultura Rubem Berta.


17/04 – DOMINGO – 12h às 19h – Moda e durabilidade Organização: Brick de Desapegos Local: Solar Coruja


18/04 – SEGUNDA – 14h às 19h – Moda e ativismo Organização: FLAMINGOwtf Local: Casa de Amapola e ruas do bairro Cidade Baixa / POA


19/04 – TERÇA – 17h às 21:30 – FASHION REVOLUTION POA Exposição de posters e mesa debate, com a participação de acadêmicos, empresas, ativistas, imprensa, etc. – na Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Organização: Núcleo de Moda Sustentável – UFRGS Local: Rua Sarmento Leite, 320 – Centro, Porto Alegre, Brasil.


20/04 – QUARTA – 19h às 22h – Celebrando a Revolução da Moda Confraternização dos participantes da Campanha. Organização: Vuelo

Local: Translab – http://translab.cc/


– Você também pode participar ONLINE no dia 24/04, é muito fácil: 1. Tire uma foto com uma peça de roupa do lado avesso. 2. Poste em suas redes sociais perguntando à marca: “#QuemFezMinhasRoupas“? Use as hashtags #whomademyclothes e#FashRev



De perfil,
no perfil!

Gaúcha, taurina,

balzaquiana,blogueira,

colunista, apresentadora,

apaixonada por música (tanto

que casei com um baterista e arrisco-me produzindo uma banda), adoro a moda, mas nem tanto o modismo.

Foto: Renata Schirmer
Mais Posts
bottom of page